Aspirina é um remédio indicado para baixar a febre e aliviar a dor na lombar, cólicas menstruais, dor de garganta ou dor de cabeça, pois contém ácido acetilsalicílico com ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória.
Além disso, quando utilizada em baixas doses, a Aspirina pode ser usada para prevenir infarto, AVC ou trombose venosa profunda, pois evita que as plaquetas se juntem e formem trombos ou coágulos nos casos sanguíneos.
Leia também: Ácido acetilsalicílico (AAS): para que serve e como tomar tuasaude.com/acido-acetilsalicilico-aspirinaA Aspirina deve ser usada somente com indicação médica, sendo contraindicada nos casos de dengue ou para crianças com menos de 10 anos, por exemplo.

Para que serve
A Aspirina é indicada para:
- Febre ou dor causados por gripes ou resfriados;
- Dor de garganta ou garganta inflamada;
- Cólica menstrual;
- Dor na lombar, nos músculos ou nas articulações;
- Dor de cabeça ou dor de dente;
- Artrite, para aliviar a dor leve.
Além disso, a Aspirina é indicada para prevenir ou reduzir o risco de infarto, AVC, ataque isquêmico transitório (AIT), angina, trombose venosa profunda (TVP) ou embolia pulmonar, por exemplo.
Qual a diferença entre o AAS e a Aspirina?
Não existe diferença entre o AAS e a Aspirina, pois os dois medicamentos possuem ácido acetilsalicílico na sua composição e, portanto, as mesmas indicações, efeito colaterais e contraindicações.
Em todos os casos, o AAS e a Aspirina só devem ser usadas com indicação médica, principalmente no caso de crianças.
Como tomar
A Aspirina deve ser tomada por via oral, de preferência após uma refeição, para evitar a irritação e dor de estômago.
No caso da Aspirina 500 mg, Aspirina MicroAtiva ou Aspirina Prevent, deve-se tomar o comprimido com um copo de água.
Já o comprimido da Aspirina C efervescente, deve ser diluído completamente em um copo de água e tomado logo em seguida.
Posologia da Aspirina
A posologia da Aspirina varia com sua composição, indicação e idade, que inclui:
1. Aspirina Prevent 100 mg e 300 mg
A Aspirina Prevent contém 100 mg ou 300 mg de ácido acetilsalicílico, sendo indicada somente para adultos.
A posologia da Aspirina Prevent é:
Além disso, a Aspirina Prevent pode ser usada nas doses de 100 mg ou 300 mg, em hospitais, assim que a pessoa chega com suspeita de infarto.
Nesse caso, é recomendado mastigar o comprimido, que também pode ser triturado pela equipe de enfermagem, para ser tomado por via oral, o que facilita sua aborção e início do efeito.
Leia também: Princípio de infarto: o que fazer (passo a passo) tuasaude.com/primeiros-socorros-no-infarto-agudo-do-miocardio2. Aspirina efervescente
A Aspirina C efervescente contém 400 mg de ácido acetilsalicílico e 240 mg de ácido ascórbico (vitamina C), indicado para febre ou dor.
A posologia da Aspirina efervescente é:
- Adultos: 1 a 2 comprimidos de Aspirina C efervescente em dose única ou a cada 4 a 8 horas;
- Crianças com mais de 10 anos: 1 comprimido de Aspirina C efervescente em dose única.
O tempo de tratamento com a Aspirina efervescente é de no máximo 3 a 5 dias, ou conforme orientação médica.
Leia também: 4 principais remédios para baixar a febre tuasaude.com/remedio-para-febre3. Aspirina 500 mg
A Aspirina 500 mg contém apenas ácido acetilsalicílico na sua composição, sendo indicada para dor ou febre em adultos ou crianças com mais de 12 anos.
A posologia recomendada é:
A Aspirina 500 mg não deve ser usada por mais de 3 a 5 dias, a não ser que indicado pelo médico.
4. Aspirina MicroAtiva 500 mg
A Aspirina MicroAtiva 500 mg também é indicada para adultos ou crianças com mais de 12 anos que pesem mais de 40 Kg, para o tratamento da dor ou febre.
A posologia da Aspirina MicroAtiva 500 mg é:
A dose da Aspirina MicroAtiva 500 mg pode ser repetida após um período mínimo de 4 horas, não devendo-se ultrapassar a dose máxima diária de acordo com a idade.
O tempo de tratamento recomendado é de no máximo 3 a 5 dias.
Leia também: 7 remédios para dor de garganta (de farmácia e caseiros) tuasaude.com/dor-de-gargantaPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da Aspirina são má digestão, dor de estômago ou abdominal ou úlcera no estômago ou intestino.
A Aspirina também pode aumentar o risco de sangramento nasal ou nas gengivas ou hemorragias no trato gastrointestinal, no sistema urinário ou no cérebro.
Além disso, em crianças a Aspirina pode aumentar o risco de desenvolvimento da síndrome de Reye. Entenda o que é a síndrome de Reye.
Esse remédio também pode causar crises de asma em pessoas que têm essa condição ou reações alérgicas graves ou choque anafilático. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.
Leia também: Choque anafilático: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/choque-anafilaticoQuem não deve usar
A Aspirina é contraindicada nas seguintes situações:
- Crianças com menos de 10 anos;
- Histórico de crises de asma provocadas pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides;
- Tendência para sangramentos ou úlceras do estômago ou do intestino ativas;
- Insuficiência renal, hepática ou cardíaca grave;
- Tratamento com metotrexato em doses maiores do 15 mg por semana.
A Aspirina não deve ser usada nos casos de dengue ou por pessoas que tenham alergia ao ácido acetilsalicílico, a salicilatos ou a outros componentes dos comprimidos.
Durante a gravidez ou amamentação, a Aspirina só deve ser usada se recomendado pelo obstetra, em doses baixas. Veja quando tomar Aspirina na gravidez.
source https://www.tuasaude.com/aspirina/