Diltiazem: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Diltiazem é um remédio indicado para pressão alta, angina ou doenças que afetas as artérias coronárias, que fornecem sangue ao coração, por exemplo.

Isso porque esse remédio tem ação vasodilatadora e antiarrítmica, que promove a dilatação dos vasos sanguíneos e estabiliza o ritmo do coração, baixando a pressão alta, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração e reduzindo a dor no peito.

Leia também: Remédio para pressão alta: 11 tipos mais usados tuasaude.com/remedios-para-pressao-alta

O diltiazem pode ser encontrado na forma de comprimidos como genérico \"cloridrato de diltiazem\" ou com os nomes comerciais Cardizem, Bacor ou Incoril, e deve ser usado com indicação do cardiologista.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O diltiazem é indicado para:

  • Pressão alta;
  • Angina pectoris;
  • Doenças nas artérias coronárias que irrigam o coração.

Além disso, o diltiazem na forma de pomada pode ser indicado para fissura anal crônica, de acordo com a indicação do proctologista.

Qual é a função do diltiazem?

O diltiazem tem propriedades vasodilatadoras, antiarrítimicas e anti-hipertensivas, ajudando a relaxar os vasos sanguíneos, melhorar a circulação de sangue, e estabilizar o ritmo do coração.

Dessa forma, esse remédio ajuda a baixar a pressão arterial e a aliviar a dor no peito, falta de ar ou palpitações cardíacas.

Além disso, a pomada de diltiazem relaxa e reduz a pressão na musculatura anal, e melhora a circulação sanguínea local, promovendo a cicatrização da fissura anal.

Diltiazem é um betabloqueador?

O diltiazem não é um betabloqueador, sendo um remédio da classe dos bloqueadores dos canais de cálcio, que age inibindo a entrada do íon cálcio nas células, promovendo o relaxamento dos músculos lisos dos vasos sanguíneos.

Como usar

A forma de usar o diltiazem , sendo que os comprimidos devem ser tomados por via oral, com um copo de água, antes de uma refeição.

Já o diltiazem pomada deve ser aplicado sobre a pele o ânus na região da fissura anal.

Posologia do diltiazem

A posologia do diltiazem para adultos varia com sua apresentação, que inclui:

1. Diltiazem 30 mg

A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de diltiazem 30 mg, 4 vezes por dia, antes do café da manhã, almoço e jantar e ao deitar.

Geralmente, o diltiazem 30 mg é indicado como dose inicial do tratamento, podendo a dose ser aumentada pelo cardiologista de forma gradual, de um em um dia, ou de dois em dois dias, até 180 mg a 240 mg por dia, em doses divididas.

Para idosos, as doses do diltiazem geralmente são mais baixas, devendo ser monitorada de perto pelo maior risco de efeitos colaterais.

2. Diltiazem 60 mg

A posologia recomendada para adultos é de 1 comprimido de diltiazem 60 mg, 3 a 4 vezes por dia, tomado sempre antes de uma refeição.

Leia também: 12 formas naturais de baixar a pressão alta (hipertensão) tuasaude.com/3-formas-de-controlar-a-pressao-alta-sem-remedio

3. Diltiazem pomada

O diltiazem pomada pode ser indicado pelo proctologista para fissura anal crônica em adultos, devendo ser manipulada em farmácias de manipulação na dose indicada pelo médico, que geralmente é de 2%.

Para usar a pomada de diltiazem, é recomendado:

  1. Fazer a higiene anal adequada;
  2. Lavar as mãos com água e sabonete neutro;
  3. Calçar uma luva;
  4. Colocar uma pequena quantidade da pomada de diltiazem, aproximadamente 2,5 cm, na ponta do dedo indicador;
  5. Aplicar a pomada na região anal e aproximadamente 1 cm dentro do ânus;
  6. Retirar a luva e descartá-la;
  7. Lavar as mãos novamente com água e sabonete neutro.

A posologia do diltiazem pomada para adultos é de 1 aplicação, 2 vezes por dia, de manhã e à noite, ou conforme orientação médica.

Leia também: 8 tratamentos para fissura anal: remédios, pomadas, cirurgia (e mais) tuasaude.com/tratamentos-para-fissura-anal

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do diltiazem são dor de cabeça profunda, queimação no estômago, perda do apetite ou reações alérgicas.

Leia também: Sintomas de alergia (pele, alimentar, respiratória e medicamentos) tuasaude.com/sintomas-de-alergia

Embora seja menos comum, também podem surgir tontura, batimento cardíaco lento alterações no ritmo do coração, vermelhidão no rosto, prisão de ventre, náuseas, dor abdominal ou mal-estar.

O diltiazem também pode causar síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.

Quem não deve usar

O diltiazem é contraindicado nas seguintes situações:

  • Menores de 18 anos;
  • Insuficiência cardíaca congestiva descompensada;
  • Diminuição acentuada das batidas do coração;
  • Síndrome do nó sinusal ou bloqueio atrioventricular de 2º ou 3º grau;
  • Tratamento com asunaprevir, cloridrato de ivabradina ou mesilato de lomitapida;
  • Alergia ao diltiazem ou a qualquer componente da fórmula.

Além disso, o diltiazem não deve ser usado por mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, pois pode provocar malformações no bebê.

O diltiazem também é contraindicado na amamentação ou doação de leite, pois é excretado no leite materno e pode causar efeitos colaterais no bebê.



source https://www.tuasaude.com/diltiazem/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem