Útero bicorno: o que é, sintomas, causas e tratamento

Útero bicorno é uma malformação congênita rara do útero que fica dividido ao meio por uma membrana ficando com a forma de \"Y\" ou dividido totalmente em duas partes.

Na maioria dos casos, o útero bicorno não causa o aparecimento de sintomas, sendo identificado apenas por meio de exames de imagem como a ultrassonografia de rotina, por exemplo.

Leia também: Útero didelfo: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/utero-didelfo

Mulheres que possuem útero bicorno também não costumam apresentar dificuldade para engravidar, no entanto, têm maior probabilidade de ter um aborto ou do bebê nascer prematuro.

Imagem ilustrativa número 4

Sintomas de útero bicorno

Os principais sintomas de útero bicorno são:

  • Desconforto durante a ovulação;
  • Dor abdominal;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Menstruação irregular.

No entanto, o útero bicorno, na maioria das vezes, não leva ao aparecimento de sintomas, sendo muitas vezes descoberto apenas durante a realização de exames de imagem de rotina na vida adulta.

Em alguns casos, o útero bicorno pode estar acompanhado de malformações genitais, visualizadas no exame ginecológico.

Quem tem útero bicorno pode engravidar?

O útero bicorno, geralmente, não afeta a fertilidade da mulher.

No entanto, em alguns casos, pode aumentar o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro, devido principalmente ao tamanho reduzido do útero ou à ocorrência de contrações uterinas irregulares.

Além disso, vários estudos comprovam que mulheres com útero bicorno têm 4 vezes mais chances de ter um bebê com malformações e, por isso, é muito importante fazer consultas regulares com o obstetra, para que qualquer alteração seja identificada precocemente, prevenindo complicações.

Geralmente, a gravidez de mulher com útero bicorno é tratada como gravidez de risco e é muito provável que o parto seja realizado por cesariana.

Leia também: Gravidez de risco: o que é, sintomas, causas e cuidados tuasaude.com/gravidez-de-risco

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do útero bicorno é feito pelo ginecologista através de exames de imagem, sendo muitas vezes descoberto em exames de rotina.

Marque uma consulta com o ginecologista na região mais próxima de você:
[REDE_DOR_ENCONTRE_O_MEDICO]

Além disso, o médico deve realizar o exame pélvico e ginecológico, que consiste no exame visual e físico dos órgãos reprodutivos da mulher.

Exames para útero bicorno

Os principais exames para útero bicorno são:

  • Ultrassom abdominal ou transvaginal;
  • Ressonância magnética;
  • Histerossalpingografia.

Esses exames permitem ao médico diagnosticar o útero bicorno, assim como verificar o grau de 

Classificação do útero bicorno

O útero bicorno é uma anomalia do ducto Mulleriano, sendo classificado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva como grau IV.

Além disso, existem dois subtipos de útero bicorno, que são:

1. Útero bicorno unicollis

O útero bicorno unicollis, ou útero bicorno grau IV a, é caracterizado pela separação do útero em Y ou totalmente, mas sem que ocorra divisão do colo do útero.

2. Útero bicorno bicollis

O útero bicorno bicollis, ou útero bicorno grau IV b, é caracterizado pela separação do útero em Y ou totalmente, e divisão do colo do útero em duas partes.

O que causa o útero bicorno

O útero bicorno é um condição congênita, o que significa que está presente desde o nascimento, mesmo que só seja identificada na maioria das vezes, na idade adulta.

Essa alteração acontece ainda durante a gestação quando as estruturas que dão origem ao útero (os ductos de Müller) não se desenvolvem normalmente.

Embora seja uma alteração pouco comum, tende a ser mais frequente em mulheres da mesma família, já que parece ter relação com algum fator genético.

Como é feito o tratamento

Normalmente, não é necessário tratamento para útero bicorno, já que a maioria dos casos não leva ao aparecimento de sintomas.

No entanto, o ginecologista pode indicar alguns tratamentos, como:

1. Pré-natal adequado

Para mulheres com útero bicorno que estão grávidas, é necessário realizar um pré-natal adequado e de qualidade, já que é considerada gravidez de risco.

No pré-natal é feito um monitoramento regular para evitar complicações da gravidez.

Leia também: Pré-natal: o que é, quando começar, consultas e exames tuasaude.com/pre-natal

2. Cirurgia para útero bicorno

A cirurgia para útero bicorno é indicada para mulheres com histórico de abortos recorrentes ou trabalho de parto prematuro em gravidez anterior.

Essa cirurgia é feita removendo o septo que separa o útero em duas partes e depois o útero é unificado, para apresentar um formato normal.



source https://www.tuasaude.com/utero-bicorno/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem