A lordose é uma condição caracterizada pelo desvio excessivo da coluna, na região lombar ou na cervical, causando sintomas e sinais como postura arqueada, dor na parte inferior das costas ou pescoço e dificuldade para andar.
Essa curvatura excessiva da coluna, também conhecida como hiperlordose, pode ser causada por diversas condições, como má postura, músculos enfraquecidos, excesso de peso, fatores genéticos ou traumas e lesões, por exemplo.
O tratamento da lordose deve ser indicado pelo médico, que varia conforme a gravidade e local da lesão, podendo ser feito com uso de remédios, sessões de fisioterapia, exercícios, mudanças de estilo de vida e, em alguns casos, a cirurgia.

Sintomas de lordose
Os principais sintomas de lordose são:
- Postura arqueada, com as costas curvadas para dentro e glúteos para trás;
- Dor constante na parte inferior das costas ou pescoço;
- Dormência, formigamento ou fraqueza nas pernas;
- Dificuldade para andar ou ficar de pé;
Em casos raros e mais graves, a pessoa com lordose também pode apresentar dificuldades em controlar a bexiga ou o intestino.
Leia também: Incontinência urinária: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/incontinencia-urinariaDiferença entre cifose e lordose
A cifose é uma curvatura excessiva da coluna para trás, geralmente na parte superior das costas, entre o pescoço e parte inferior da coluna, podendo deixar a pessoa com uma aparência de \"corcunda\".
Leia também: Cifose (hipercifose): o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cifoseJá a lordose é a curvatura excessiva da coluna que se direciona para dentro, na região cervical ou lombar, deixando a pessoa com a barriga projetada para a frente e os glúteos para trás.
Diferença entre lordose e escoliose 400
A escoliose é a curvatura lateral da coluna para esquerda ou direita, formando um C ou S, podendo causar sintomas como dor muscular, sensação de fadiga nas costas ou ombros com alturas diferentes.
Enquanto a lordose é caracterizada por uma curvatura excessiva da coluna, na região cervical ou lombar, deixando a pessoa uma postura arqueada, com a barriga projetada para a frente e os glúteos para trás.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da lordose é feito pelo ortopedista, clínico geral ou pediatra, através de um exame físico e da avaliação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde da pessoa.
Marque uma consulta com o especialista, se deseja confirmar o risco de lordose:
[REDE_DOR_ENCONTRE_O_MEDICO]
Para confirmar o diagnóstico o médico geralmente solícita a realização de exames, como raio-X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e eletroneuromiografia.
Tipo de lordose
Conforme a localização da hiperlordose, os tipos de lordose são:
1. Lordose lombar
A lordose lombar, ou acentuação da lordose lombar, surge na parte inferior das costas, acima das nádegas, onde estão as 5 vértebras.
Neste tipo de lordose, os quadris e a pélvis ficam mais para a frente, deixando a pessoa com a barriga projetada para a frente e os glúteos para trás, mais \"arrebitados\".
Os sintomas de lordose lombar podem incluir dor na parte de baixo das costas. Em casos mais graves, a pessoa pode apresentar dor nas pernas e problemas no controle da bexiga ou intestino.
2. Lordose cervical
A lordose cervical acontece na coluna cervical, região onde estão as sete primeiras vértebras na região do pescoço.
Este tipo de lordose \"empurra\" o pescoço mais para a frente do que o normal, podendo causar, em casos mais graves, dor na região do pescoço, dificuldades para falar e engolir.
Retificação da lordose cervical
A retificação da lordose cervical normalmente não é uma alteração grave, sendo caracterizada pela perda da curvatura normal a nível cervical.
No entanto, essa situação, também conhecida como retificação da lordose cervical fisiológica, pode provocar dor e rigidez na coluna, e contraturas que podem causar mal-estar.
Leia também: Retificação da lordose cervical: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/retificacao-da-lordose-cervicalRetificação da lordose lombar
A retificação da lordose lombar, também conhecida como retificação da lordose lombar fisiológica, quer dizer que a curvatura natural para dentro da coluna na região inferior das costas é diminuída ou fica mais reta do que deveria.
Possíveis causas
As possíveis causas do desenvolvimento ou piora da lordose são:
- Má postura;
- Músculos abdominais e das costas enfraquecidos;
- Excesso de peso;
- Fatores genéticos;
- Cirurgias anteriores, como laminectomia;
- Problemas no quadril;
- Traumas e lesões.
Além disso, algumas condições médicas que também podem favorecer a lordose incluem, espondilolistese, acondroplasia, distrofia muscular, osteoporose, cifose, osteossarcoma e encefalopatia estática.
Embora a lordose possa afetar pessoas de qualquer idade, adultos com mais de 50 anos, crianças durante os picos de crescimento e mulheres grávidas apresentam maior risco de desenvolver essa condição.
Como é feito o tratamento
O tratamento, conforme a localização e gravidade da lordose, inclui:
1. Monitoramento
Em muitos casos, principalmente em crianças ou quando a curvatura da coluna não causa dor, o médico pode recomendar apenas o monitoramento, por meio de consultas regulares para avaliar a coluna.
2. Medicamentos
O médico pode prescrever o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como aspirina e ibuprofeno, para aliviar sintomas como a dor.
Leia também: Anti-inflamatórios: o que são, principais tipos e como usar tuasaude.com/anti-inflamatorios3. Fisioterapia
Sessões de fisioterapia, incluindo exercícios, alongamento e pilates, são recomendados pelo médico para melhorar a postura e fortalecer os músculos ao redor da coluna.
A fisioterapia tem o objetivo de diminuir a dor, melhorar a função física e desenvolver os músculos das costas, quadris, abdominais e glúteos, para melhorar a postura e o suporte da coluna.
4. Colete
Quando a curvatura da coluna progredir muito ou for maior que 30 graus, o médico pode indicar o uso de um colete personalizado.
Este colete ajuda a estabilizar a coluna e impedir que curve ainda mais, onde o tempo e a frequência de uso devem ser definidos pelo médico.
5. Mudanças no estilo de vida
Algumas mudanças no estilo de vida importantes, recomendadas pelo médico, podem incluir manter a postura adequada, manter o peso corporal saudável e parar de fumar.
6. Cirurgia
A cirurgia para lordose é rara, sendo geralmente indicada quando a curvatura da coluna é severa, piora ao longo do tempo ou causa problemas neurológicos, como dormência, formigamento, fraqueza nas pernas ou perda de controle da bexiga/intestino.
As técnicas cirúrgicas que podem ser indicadas pelo médico são fusão espinhal, ressecção da coluna vertebral ou descompressão e correção espinhal.
Lordose tem cura?
Geralmente a lordose tem cura quando é causada por má postura, falta de força muscular ou sedentarismo. Nestes casos, a cura pode acontecer por meio de tratamentos como fisioterapia, exercícios de fortalecimento e alongamento, e técnicas de reeducação postural.
Entretanto, quando é provocada por condições mais graves, como distrofia muscular ou alterações estruturais da coluna, a lordose não tem cura.
source https://www.tuasaude.com/lordose/