Alguns tratamentos para a fissura anal podem incluir o uso de remédios e pomadas, banhos de assento, dieta rica em fibras e, em alguns casos, injeção de botox e/ou cirurgia.
A fissura anal é uma pequena rachadura ou ferida no ânus, provocada por prisão de ventre ou diarreia intensa, por exemplo, e que causa sintomas como dor, desconforto, pequenos sangramentos e ardência ao defecar.
Leia também: Fissura anal: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/fissura-analO tratamento da fissura anal deve ser recomendado pelo proctologista, gastroenterologista ou clínico geral, após a avaliação dos sintomas e estado de saúde da pessoa, e tem como objetivo diminuir os sintomas e prevenir complicações.

8 tratamentos para fissura anal
Os principais tratamentos para fissura anal são:
1. Remédios
O tratamento da fissura anal pode ser feito com o uso de remédios laxantes, como lactitol e o macrogol, que hidratam as fezes, deixando-as mais macias e menos ressecadas, facilitando a evacuação.
Os laxantes, em comprimido ou solução líquida, devem ser usados somente com a recomendação do médico e são indicados para pessoas com prisão de ventre. Entenda melhor quando o laxante é indicado.
O médico também pode prescrever o uso de remédios analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, para ajudar no alívio das dores, ou antibióticos, em casos de infecções no ânus.
2. Pomadas
As pomadas que podem ser recomendadas para o tratamento da fissura anal são:
- Pomadas anestésicas, como lidocaína e benzocaína, que ajudam a evitar a sensibilidade no local;
- Pomadas anti-inflamatórias, contendo corticoide, para diminuir as inflamações e a dor;
- Pomadas vasodilatadoras, como isossorbida e nitroglicerina, que aumentam a circulação de sangue no ânus, ajudando a diminuir a pressão no local e a dor, e a promover a cicatrização;
- Pomadas bloqueadoras do canal de cálcio, como diltiazem e a nifedipina, que relaxam o esfíncter anal e aumentam o fluxo sanguíneo no local, ajudando na cicatrização.
As pomadas para tratar a fissura anal devem ser usadas somente com a indicação do médico, sendo normalmente prescritas quando os sintomas desta condição são muito intensos.
3. Banho de assento
Embora tenham pouca evidência científica para o tratamento desta condição, o banho de assento ajuda a aliviar a dor e a ardência, e a promover a higiene local.
Os banhos de assento podem ser feitos em uma bacia ou banheira com água morna, por 10 a 20 minutos, duas vezes ao dia e após as evacuações.
Leia também: Banho de assento: o que é, para que serve (e como fazer) tuasaude.com/banho-de-assento4. Dieta rica em fibras
Fazer uma dieta rica em fibras, ingerindo de 20 a 35 g deste nutriente por dia, é um dos principais tratamentos para fissura anal. Isso porque as fibras ajudam na maciez e aumento do volume das fezes, facilitando a evacuação.
Assim, é recomendado consumir diariamente de 2 a 3 porções de frutas, entre 2 a 3 porções de vegetais, além de cereais integrais e leguminosas.
Leia também: Dieta rica em fibras: como fazer (com cardápio) tuasaude.com/dieta-rica-em-fibrasO uso de suplemento de fibras, como psyllium, também pode ser recomendado pelo médico ou nutricionista, para ajudar a hidratar e aumentar o volume das fezes, facilitando a evacuação.
5. Ingestão adequada de água
Outra importante forma de tratamento da fissura anal consiste na ingestão adequada de água, sendo recomendado beber entre 1,5 e 2 litros por dia. Saiba quantos litros de água beber por dia.
Isso porque a água é importante para hidratar as fezes, ajudando na evacuação e evitando a prisão de ventre.
6. Cirurgia
A cirurgia pode ser indicada pelo médico em situações de contraindicação aos outros tratamentos, ou quando a pessoa não apresenta melhoras da fissura anal com as outras opções.
A cirurgia pode ser feita por meio de técnicas como esfincterotomia lateral interna, fissurectomia, anoplastia com retalho, dilatação anal ou dilatação anal com balão calibrado, por exemplo.
7. Higiene adequada
A higiene adequada no ânus ajuda a prevenir infecções na fissura anal, ajudando, por isso, na cicatrização.
Assim, após evacuar é aconselhado lavar bem a região anal com água e sabonete neutro, e secar com uma toalha macia, limpa e seca,.
Deve-se evitar limpar o ânus com papel higiênico ou usar lenços umedecidos, porque podem aumentar a irritação e agravar os sintomas.
8. Injeção de toxina botulínica
A injeção de toxina botulínica, ou botox, é um tratamento para fissura anal que ajuda a relaxar os músculos na região anal aliviando as dores e ajudando na cicatrização.
Este tratamento pode ser indicado pelo médico para pessoas que não podem usar medicamentos tópicos ou que não apresentaram melhoras com as outras medidas.
Leia também: Botox: o que é, para que serve e como é aplicado tuasaude.com/botoxSinais de melhora
Os sinais de melhora surgem geralmente quando o tratamento é feito corretamente, incluindo o alívio das dores e do sangramento.
A recuperação completa após os tratamentos prescritos pelo médico e as cirurgias podem levar entre 6 a 10 semanas.
Sinais de piora
Os sinais de piora da fissura anal podem surgir quando o tratamento é iniciado tardiamente ou não é feito de forma adequada, podendo surgir sangramentos, dor, infecção ou incontinência.
Outro sinal de piora desta condição é o surgimento de fístula perianal, que é uma comunicação anormal entre a última porção do intestino até a pele do ânus, causando sintomas como dor, vermelhidão e sangramento pelo ânus.
source https://www.tuasaude.com/tratamentos-para-fissura-anal/