A dermatite nervosa é uma condição caracterizada por sintomas como coceira intensa no corpo, manchas vermelhas, ressecamento e inchaço na pele.
Também conhecida como dermatite por estresse ou alergia emocional, a dermatite nervosa pode estar relacionada com fatores como predisposição genética, estresse ou ansiedade, por exemplo.
Leia também: Alergia emocional: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/alergia-emocionalNa presença de sintomas que possam indicar dermatite nervosa, é aconselhado consultar o dermatologista. Assim, o médico fará uma avaliação completa e indicará o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de remédios, psicoterapia e mudança de hábitos.

Sintomas de dermatite nervosa
Os principais sintomas de dermatite nervosa são:
- Coceira no corpo;
- Vermelhidão na pele;
- Urticária, que são manchas vermelhas elevadas na pele;
- Ressecamento da pele;
- Sensação de falta de ar;
- Insônia.
Os sintomas de dermatite nervosa, ou alergia emocional na pele são os mais comuns, porque a pele contém terminações nervosas que respondem diretamente ao estresse e ansiedade.
Entretanto, os sintomas de dermatite por estresse variam de pessoa para pessoa, conforme a idade, a intensidade das emoções e a predisposição genética.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da dermatite nervosa é feito pelo dermatologista, através da avaliação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde e familiar da pessoa.
Marque uma consulta com o dermatologista mais perto de você, usando a ferramenta a seguir:
[REDE_DOR_ENCONTRE_O_MEDICO]
Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode solicitar testes de alergia para descartar outras causas que provocam sintomas semelhantes aos da dermatite por estresse. Saiba como é feito o teste de alergia.
Possíveis causas
As causas de dermatite nervosa ainda não são totalmente conhecidas. Entretanto, já é conhecido que a ansiedade e o estresse estimulam a liberação de adrenalina e noradrenalina, substâncias que provocam reações inflamatórias da pele.
O estresse e a ansiedade também causam uma elevada sensibilidade do sistema imunológico, levando ao surgimento de alterações na pele.
Além disso, a predisposição genética e o excesso de cortisol, quando liberado por longos períodos, também podem causar inflamações na pele.
Como tratar a dermatite nervosa
Os tratamentos da dermatite nervosa são:
1. Medicamentos
O dermatologista ou alergologista pode recomendar o uso de medicamentos anti-histamínicos, como loratadina, dexclorfeniramina e hidroxizina, para reduzir a coceira e a inflamação.
O médico também pode indicar o uso de corticoides orais ou na forma de pomadas, com o objetivo diminuir a produção de substâncias inflamatórias ou a atividade do sistema imunológico.
Além disso, para ajudar no tratamento da ansiedade e estresse, o médico pode prescrever o uso de remédios como lorazepam, alprazolam, diazepam ou sertralina, por exemplo.
2. Psicoterapia
Sessões de psicoterapia podem ser recomendadas pelo médico, para ajudar a pessoa a lidar melhor com as emoções e os sentimentos, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.
Leia também: Psicoterapia: o que é, para que serve, tipos e como é feita tuasaude.com/o-que-e-psicoterapia3. Mudanças no estilo de vida
Mudanças no estilo de vida que ajudam no tratamento da dermatite nervosa incluem:
- Fazer atividades de lazer, como ler livros, passear num parque ou encontrar com amigos;
- Manter uma alimentação saudável e variada;
- Ter boas noites de sono, dormindo entre 7 a 9 horas por noite;
- Praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana;
- Praticar meditação e/ou yoga.
Essas medidas ajudam a controlar o estresse e a ansiedade no longo prazo, ajudando, assim, no tratamento da dermatite nervosa.
Leia também: Como controlar a ansiedade: 13 dicas (comprovadas!) tuasaude.com/7-dicas-para-controlar-a-ansiedadeA dermatite nervosa tem cura?
A dermatite nervosa não tem cura, no entanto, os tratamentos prescritos pelo médico ajudam a controlar os sintomas e a prevenir que voltem a surgir.
source https://www.tuasaude.com/dermatite-nervosa/