De acordo com a ordem de prioridade, os médicos especialistas indicados para diagnosticar e tratar a síndrome do intestino irritável são:
1. Gastroenterologista
O gastroenterologista é o especialista indicado para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado da síndrome do intestino irritável em adultos e idosos.
[REDE_DOR_ENCONTRE_O_MEDICO]
Este especialista também atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de condições como:
- Gastrite;
- Úlcera;
- Refluxo gastroesofágico;
- Hepatite;
- Cirrose;
- Doenças inflamatórias intestinais;
- Pedra na vesícula.
O gastroenterologista atende em unidades públicas e particulares de saúde, como hospitais e clínicas.
Leia também: Gastroenterologista: o que é, o que faz (e quando consultar) tuasaude.com/gastroenterologista2. Proctologista
Outro especialista indicado para ajudar a diagnosticar e tratar a síndrome do intestino irritável em adultos e idosos é o proctologista.
O proctologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças ou alterações na parte final do sistema digestivo, incluindo o intestino grosso, o ânus e reto.
3. Clínico geral
O clínico geral é um especialista em clínica médica que trabalha na promoção da saúde e na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas condições, como anemia, pressão alta, alergia e diabetes, por exemplo.
Assim, o clínico geral também atua no tratamento da síndrome do intestino irritável. Entretanto, se julgar necessário, o clínico geral pode encaminhar a pessoa para um atendimento com outros especialistas.
4. Pediatra
Em casos de síndrome do intestino irritável em crianças até os 18 anos, o pediatra é o especialista indicado para tratar esta condição.
Leia também: Pediatra: o que é, o que faz e quando consultar tuasaude.com/pediatraQuando marcar consulta
É aconselhado marcar consulta com especialistas em síndrome do intestino irritável, se apresentar sintomas como:
- Dor ou desconforto abdominal;
- Excesso de gases intestinais;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Barriga inchada;
- Melhora da dor abdominal após evacuar ou eliminar os gases;
- Sensação de evacuação incompleta;
- Fezes moles, duras ou granulosas;
- Muco esbranquiçado nas fezes;
- Urgência para evacuar.
Na síndrome do intestino irritável, as fezes podem apresentar alteração na consistência e frequência das evacuações, normalmente alternando períodos de diarreia com prisão de ventre.
Os sintomas da síndrome do intestino irritável geralmente surgem após a ingestão de determinados alimentos ou estresse emocional.
Leia também: 10 sintomas de síndrome do intestino irritável (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-sindrome-do-intestino-irritavelsource https://www.tuasaude.com/especialistas-em-sindrome-do-intestino-irritavel/