6 remédios caseiros para aumentar a imunidade (e como fazer)

Os remédios caseiros para aumentar a imunidade, como o chá de equinácea, o chá de gengibre ou o chá de cúrcuma, podem ajudar a melhorar a ação do sistema imunológico.

Isso porque possuem ação imunomoduladora, antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a prevenir ou auxiliar no tratamento de infecções causadas por vírus, fungos ou bactérias, por exemplo, podendo ser usadas para complementar o tratamento médico.

Leia também: Como aumentar a imunidade (com alimentos e remédios naturais) tuasaude.com/como-aumentar-o-sistema-imunologico

Os remédios caseiros para aumentar a imunidade devem ser usados com orientação médica ou do fitoterapeuta, principalmente por pessoas que têm câncer, doenças autoimunes ou usam remédios imunossupressores, já que podem interferir com os resultados dos tratamentos médicos.

Imagem ilustrativa número 1

6 remédios caseiros para aumentar a imunidade

Os principais remédios caseiros para aumentar a imunidade são:

1. Chá de equinácea

O chá de equinácea é um dos remédios caseiros mais conhecidos para fortalecer o sistema imunológico, pois tem ação imunomoduladora, ou seja, que regula o sistema imune, fazendo com que funcione corretamente.

Desta forma, esse chá pode ajudar a prevenir infecções como gripes, além de ajudar a se recuperar mais rápido.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois adicioná-la na xícara com a equinácea. Deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Em seguida coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá, até 2 vezes por dia, por no máximo 8 semanas.

O chá de equinácea não deve ser consumido por crianças, grávidas ou lactantes, ou pessoas que tenham doenças autoimunes, leucemia, tuberculose, HIV/AIDS, doenças no fígado ou que utilizam remédios imunossupressores.

Além do chá, a equinácea também pode ser usada na forma de suplementos em cápsulas ou comprimidos, não devendo ultrapassar a dose de 1500 mg por dia. Veja outros benefícios e como usar o suplemento de equinácea.

2. Chá de astrágalo

O chá de astrágalo é rico em saponinas que ajudam a aumentar a produção das células brancas do sangue, especialmente linfócitos T e macrófagos, que são importantes para a resposta imunitária.

Esse chá pode ajudar a auxiliar no tratamento de gripes ou resfriados, acelerando a recuperação.

Ingredientes

  • 10 gramas de raiz seca de astrágalo;
  • 1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo para ferver durante 15 minutos. Depois, coar, esperar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

O chá de astrágalo não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas com doenças autoimunes, câncer de mama ou de próstata, ou que usam imunossupressores ou anticoagulantes, por exemplo.

3. Chá de gengibre

O chá de gengibre é rico em gingerol com ação antioxidante e antimicrobiana, que parece diminuir o risco de infecções no organismo, especialmente no trato respiratório.

Além disso, as substâncias do gengibre também parecem diminuir a inflamação geral do corpo, o que facilita o funcionamento do sistema imunológico, melhorando a imunidade.

Ingredientes

  • 1 a 2 cm de raiz fresca de gengibre ralada ou picada;
  • 1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo

Ferver a água em uma panela e desligar o fogo. Adicionar a água na xícara contendo o gengibre, tapar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coar e beber morno, 2 a 3 vezes por dia.

Na forma de suplemento, o gengibre deve ser ingerido numa dose de até 1 g por dia.

O chá de gengibre não deve ser usado por pessoas usam anticoagulantes. Além disso, mulheres grávidas não devem usar mais do que 1 g de gengibre por dia, além de ser recomendado tomar o chá por no máximo 3 dias seguidos. 

Este chá também não deve ser usado próximo ao parto ou por mulheres com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenha risco aumentado de hemorragias.

4. Chá de ginseng

O chá de ginseng, ou Panax ginseng, parece ser uma planta que ajuda a regular o sistema imunológico, sendo capaz de aumentar o número de linfócitos e ativar macrófagos, que são células importantes de defesa.

Além disso, o ginseng tem ainda forte ação antioxidante que ajuda a proteger as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres e da radiação, que podem diminuir a imunidade.

Ingredientes

  • 5 gramas de raiz de ginseng;
  • 250 mL de água filtrada.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes para ferver durante 15 minutos. Depois coar e deixar amornar. Beber 2 a 3 vezes por dia.

O chá de ginseng não deve ser usado por pessoas com doenças cardíacas, pressão alta, insônia, doenças autoimunes, endometriose, mioma ou câncer de mama, ovário ou próstata.

Mulheres grávidas ou em amamentação, crianças ou pessoas que usam remédios anticoagulantes, antidiabéticos ou antidepressivos também não devem consumir esse chá.

O ginseng pode também ser usado na forma de cápsulas, sendo que nesse caso é recomendado tomar 200 a 400 mg por dia, ou de acordo com a orientação do fabricante.

5. Chá de cúrcuma

O chá de cúrcuma, feito com a planta medicinal Curcuma longa, também conhecida como açafrão da terra, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória e antioxidante, que podem contribuir para fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de cúrcuma em pó;
  • 150 mL de água filtrada.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar a cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá, esperar amornar e beber 2 a 3 xícaras por dia.

O chá de cúrcuma não deve ser usado por mulheres grávidas, ou pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina, clopidogrel ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

6. Chá de folha de manga

O chá de folha de manga é rico em mangiferina e kaempferol com ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a fortalecer o sistema imune a aumentar a imunidade.

Ingredientes

  • 2 folhas frescas de manga ou 1 colher (de chá) de folhas secas de manga;
  • 1 xícara (de chá) água filtrada.

Modo de preparo

Colocar a água em uma panela e levar ao fogo para ferver. Em seguida, apagar o fogo, acrescentar as folhas de manga, tapar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber ainda morno.

O chá de folha de manga não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Pessoas com pressão alta, diabetes, doenças no fígado ou rins só devem tomar esse chá se indicado pelo médico ou fitoterapeuta.

Leia também: 7 sucos deliciosos para aumentar a imunidade tuasaude.com/suco-de-cenoura-e-beterraba-para-fortalecer-o-sistema-imunologico

source https://www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-fortalecer-o-sistema-imunologico/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem