As pílulas de uso contínuo são anticoncepcionais tomados diariamente, sem período de pausa, indicados para prevenir a gravidez ou tratar distúrbios do ciclo menstrual, como dismenorreia, TPM, dor pélvica ou dor nas mamas antes da menstruação.
As pílulas de uso contínuo fazem com que a mulher não tenha menstruação, sendo alguns exemplos a Cerazette, Norestin, Yaz Flex, Gestinol ou Elani 28, e devem ser usadas com indicação do ginecologista.
Leia também: Cerazette anticoncepcional: para que serve e como tomar tuasaude.com/cerazetteAlém disso, também existem outros métodos anticoncepcionais de uso contínuo, como o implante subcutâneo (Implanon) ou o DIU hormonal (Mirena), que além de prevenirem a gravidez, também fazem com que não ocorra menstruação.

Principais benefícios
O uso da pílula de uso contínuo tem como benefícios:
- Evita a gravidez indesejada;
- Contribui para o tratamento da anemia ferropriva, pois não ocorre o sangramento menstrual;
- Não provoca grandes alterações hormonais e, por isso, não há TPM;
- Evita o desconforto da cólica, enxaqueca e indisposição que ocorrem durante o período menstrual;
- Tem uma menor concentração hormonal, embora sua eficácia contraceptiva seja mantida;
- Trata mioma ou endometriose;
- É mais fácil de lembrar de tomar, já que o uso é diário e sem pausa.
A principal desvantagem é a que pode haver uma pequena perda de sangue de forma esporádica durante o mês, uma situação chamada de sangramento de escape, e que acontece principalmente nos 3 primeiros meses de uso desse anticoncepcional.
Além disso, as pílulas de uso contínuo não previnem infecções sexualmente transmissíveis (IST\'s), sendo recomendado usar camisinha em todas as relações sexuais. Veja as principais IST\'s na mulher.
Posso engravidar se acontecerem escapes ao longo do mês?
Não, desde que a mulher tome diariamente a pílula no horário correto a contracepção é mantida mesmo se houver sangramento de escape.
Como funciona
As pílulas de uso contínuo agem inibindo a ovulação, além de provocar alterações no muco cervical e no endométrio, dificultando a chegada do espermatozoide e sua implantação no útero.
Como tomar a pílula de uso contínuo
A pílula de uso contínuo deve ser tomada diariamente, 1 comprimido por dia, sempre no mesmo horário, até acabar a cartela.
Quando a cartela terminar, deve-se iniciar uma cartela nova no dia seguinte, sem fazer pausa entre uma cartela e outra.
Leia também: Como tomar o anticoncepcional corretamente tuasaude.com/como-tomar-o-anticoncepcionalO que fazer se esquecer de tomar
No caso de esquecimento de 1 comprimido, deve-se tomar a pílula esquecida assim que lembrar, mesmo que signifique tomar 2 pílulas no mesmo dia.
No entanto, de forma geral, quando o esquecimento é maior que 12 horas, é recomendado usar preservativo durante os próximos 7 dias, pois há risco de engravidar.
Leia também: Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional: o que fazer? tuasaude.com/esquecer-de-tomar-o-anticoncepcionalQuais são as pílulas de uso contínuo
Alguns exemplos de pílulas de uso contínuo são:
Esses anticoncepcionais devem ser usados sem dar pausa entre as cartelas sendo, por isso, chamados de pílulas de uso contínuo.
Faz mal tomar a pílula direto?
A pílula de uso contínuo não faz mal à saúde e pode ser utilizada por um longo período de tempo, sem interrupção e não há comprovação científica de que ela possa causar algum dano a saúde.
Também não interfere na fertilidade e, por isso, quando a mulher desejar engravidar basta deixar de tomá-la.
Pílulas de 21 ou 24 dias podem ser tomadas direto?
As pílulas de 21 ou 24 dias não devem ser tomadas direto.
As únicas pílulas que podem ser usadas todos os dias do mês são as de uso contínuo, que são as que tem 28, 30 ou 35 comprimidos por cartela.
Assim quando acabar a cartela a mulher deve começar uma nova cartela no dia seguinte.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do das pílulas de uso contínuo são distúrbios de humor, dor de cabeça, náusea, dor nos seios, sangramento de escape ou ausência de menstruação.
Outros efeitos colaterais menos comuns também podem ocorrer, como alterações no peso, depressão, nervosismo, sonolência, tontura, enxaqueca, varizes, diminuição do desejo sexual, vômito, diarreia, gases, dor abdominal, gastrite e retenção de líquidos.
A pílula de uso contínuo engorda?
Certas pílulas de uso contínuo possuem como efeito colateral a sensação de inchaço e o aumento do peso, no entanto, isso não afeta todas as mulheres e pode ser mais evidente numa do que em outra.
Caso a mulher observe o corpo mais inchado, ainda que o peso não aumente na balança, existe a possibilidade de ser apenas inchaço, que pode ser causado pelo anticoncepcional, e nesse caso basta parar de tomar a pílula para desinchar.
Quem não deve usar
As pílulas de uso contínuo são contraindicadas nas seguintes situações:
- Gravidez suspeita ou confirmada;
- Alergia a qualquer um dos componentes dos comprimidos;
- História atual ou anterior de trombose, embolia pulmonar ou outras doenças cardiovasculares;
- Enxaqueca acompanhada de sintomas visuais;
- Diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos.
Além disso, também não devem ser usadas nos casos de doença hepática ou câncer que possa se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais, como câncer de mama ou de ovário.
Pessoas com insuficiência renal aguda ou grave, histórico ou presença de tumores no fígado ou que tenham sangramento vaginal inexplicável, também não devem usar as pílulas de uso contínuo.
source https://www.tuasaude.com/pilula-de-uso-continuo/