Os anabolizantes são hormônios sintéticos feitos a partir da testosterona, que podem ser indicados pelo médico para o tratamento da osteoporose, alguns tipos de anemia ou hipogonadismo, que é uma doença em que os testículos não produzem ou produzem poucos hormônios sexuais.
Os anabolizantes são capazes de estimular a produção de novas fibras musculares, e, por isso, podem ser usados indevidamente por atletas para melhorar a performance e favorecer o ganho muscular. No entanto, o uso de anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo, não é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O uso dos anabolizantes podem trazer consequências graves para a saúde, como problemas no coração, danos ao fígado e formação de coágulos, por isso, é importante que seja usado apenas quando recomendado pelo médico.

Para que servem
Os anabolizantes podem ser indicados nas seguintes situações:
- Hipogonadismo primário e secundário;
- Atraso na puberdade em meninos;
- Síndrome de kallman;
- Anemia aplástica congênita ou adquirida;
- Leucemia;
- Anemia por insuficiência renal crônica;
- Síndrome de Turner;
- Perda de massa muscular, em pessoas com câncer de mama e AIDS.
Além disso, os anabolizantes podem ser indicados pelo médico em alguns casos de endometriose e osteoporose, com doses pequenas e controladas.
O uso de anabolizantes não é indicado para aumentar o desempenho de atletas, estimular o ganho de massa muscular ou para fins estéticos, não sendo aprovado nesses casos pelo CFM, pois não existem estudos que mostrem os riscos do tratamento para pessoas que não têm problemas hormonais, além de poderem causar prejuízos graves à saúde.
Os anabolizantes só devem ser usados sob indicação médica e na quantidade recomendada, pois assim é possível garantir a segurança do seu uso.
Tipos de anabolizantes
Alguns tipos de anabolizantes são:
1. Durateston
O Durateston possui na sua composição quatro tipos de testosterona, que são o propionato de testosterona, fempropionato de testosterona, isocaproato de testosterona e decanoato de testosterona.
Este anabolizante é indicado para a reposição de testosterona em homens no tratamento do hipogonadismo primário e secundário, após realização de exames que comprovem a redução da testosterona no organismo. Entenda mais para que serve a durateston.
2. Deca-Durabolin
A Deca-Durabolin é indicada para aumentar a massa muscular e a massa óssea, no caso da osteoporose e pessoas com AIDS.
Além disso, a nandrolona, nome do princípio ativo desse anabolizante, também estimula a formação de glóbulos vermelhos, podendo ser útil no tratamento da anemia aplásica ou anemia por insuficiência renal crônica.
3. Oxandrolona
A oxandrolona, também conhecida pelo nome comercial Anavar, é principalmente indicada em casos de perda muscular, como em pacientes com AIDS e na desnutrição calórica proteica, além de poder ser indicada no tratamento da hepatite alcoólica aguda moderada ou grave e na síndrome de Turner.
Leia também: Oxandrolona: para que serve, como usar (e efeitos colaterais) tuasaude.com/oxandrolona4. Undecilato de testosterona
O undecilato de testosterona é indicado para o tratamento do hipogonadismo em homens, uma doença em que os testículos não produzem uma quantidade suficiente de hormônios sexuais, como acontece na andropausa.
5. Oximetolona
A oximetolona, normalmente encontrada com nome de Hemogenin, é um anabolizante indicado para complementar o tratamento de doenças caracterizadas pela diminuição da produção de hemácias, como a anemia aplástica congênita ou adquirida. Veja mais para que serve a oximetolona.
Efeitos colaterais do uso de anabolizantes
Alguns efeitos colaterais gerais do uso de anabolizantes podem ser:
- Aumento do colesterol ruim, chamada de LDL, além da diminuição do bom colesterol, o HDL;
- Incontinência urinária e aumento do risco de infecção urinária;
- Inchaço, principalmente dos tornozelos;
- Comportamentos violentos, hostis e anti-sociais;
- Ansiedade e depressão;
- Confusão mental;
- Insônia;
- Dor muscular e lesão nos tendões;
- Crescimento ósseo anormal e dor óssea;
- Aparecimento de acne, pele oleosa e bolhas na pele.
Além disso, o uso de anabolizantes pode acelerar a queda de cabelo, especialmente em pessoas geneticamente predispostas à calvície.
Efeitos colaterais nos homens
Os efeitos colaterais mais comuns nos homens é o encolhimento dos testículos, que pode levar à diminuição da produção de espermatozóides e infertilidade, além do aumento da sensibilidade nos testículos.
O uso prolongado também pode causar ginecomastia, que é o crescimento anormal das mamas.
Além disso, pode afetar a próstata, aumentando o risco de inflamação, conhecida como prostatite, problemas urinários, impotência, distúrbios na ejaculação e câncer de próstata.
Efeitos colaterais nas mulheres
Nas mulheres, o uso de anabolizantes também pode causar efeitos colaterais como engrossamento da voz, que pode ser permanente.
Também é comum o aumento de pelos no rosto e corpo, a redução dos seios e o aumento do clitóris, além de também poder deixar o ciclo menstrual irregular ou até parar por completo.
Riscos do uso de anabolizantes
O uso de anabolizantes, principalmente em doses elevadas e sem orientação médica, envolve riscos para a saúde, como:
- Problemas no coração, como pressão alta, risco aumentado de infarto, arritmias e morte súbita;
- Danos ao fígado, que podem incluir tumores e a formação de cistos de sangue que podem se romper;
- Formação de coágulos, pelo aumento do colesterol no sangue.
Além disso, algumas pessoas podem desenvolver dependência química, um vício psicológico e físico, e, ao interromper o uso, podem apresentar sintomas de abstinência como cansaço extremo, insônia, perda de libido e depressão.
O uso de anabolizantes sem a indicação e acompanhamento médico é considerado de alto risco, podendo levar a complicações irreversíveis e que comprometem a saúde a longo prazo.
Quem não deve usar
Os anabolizantes não devem ser usados por crianças, grávidas, lactantes, homens com câncer de próstata, ou por pessoas que tenham câncer de mama disseminado, altos níveis de cálcio no sangue, problema grave no fígado, inflamação nos rins ou porfiria.
Além disso, não devem ser usados em caso de doenças do coração, rins ou fígado, história de doenças coronarianas, infarto, AVC, diabetes mellitus, DPOC ou hipertrofia prostática.
Os anabolizantes também não devem ser usados por pessoas em tratamento com anticoagulantes, devendo-se conversar com o médico antes de iniciar o tratamento.
O uso de anabolizantes também é contraindicado para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo.
source https://www.tuasaude.com/anabolizantes/