Sarcoma sinovial: o que é, sintomas, causas, tratamento e cura

O sarcoma sinovial é um tumor maligno raro que pode surgir em adultos e crianças e afeta os tecidos moles do corpo, como músculos, gordura, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos periféricos.

Os possíveis sintomas deste tipo de sarcoma incluem inchaço ou caroço indolor em qualquer parte do corpo, dor nos ossos, dormência no local e fraturas sem motivo aparente, por exemplo.

Leia também: Sarcoma: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/sarcoma

Na suspeita de sarcoma sinovial, é aconselhado consultar o oncologista ou clínico geral, para que seja realizado o diagnóstico adequado. O tratamento desta doença pode ser feito com cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia e imunoterapia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de sarcoma sinovial

Os sintomas de sarcoma sinovial podem incluir:

  • Inchaço ou caroço indolor em qualquer parte do corpo;
  • Dor nos ossos;
  • Dormência;
  • Fraturas sem motivo aparente;
  • Dor abdominal que piora com o tempo;
  • Limitação da amplitude dos movimentos.

O sarcoma sinovial pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, embora seja mais comum na coxa, nos joelhos e tornozelos. Outras áreas que também são frequentemente afetadas são pernas, pés, quadril, braços, cotovelos, ombros e pulsos.

Os sintomas do sarcoma sinovial variam conforme o local deste tumor e podem ser confundidos com condições menos graves, como artrite ou bursite. Por isso, geralmente o sarcoma sinovial fica muito tempo sem ser percebido.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do sarcoma sinovial é feito por uma equipe multidisciplinar, envolvendo clínico geral, pediatra e oncologista, por exemplo. Inicialmente, o médico faz um exame físico e avalia os sintomas apresentados, e o histórico de saúde da pessoa.

Se deseja confirmar o risco de sarcoma sinovial, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:

[REDE_DOR_ENCONTRE_O_MEDICO]

Para confirmar o diagnóstico, o médico solicita a realização de exames como raio-X, ressonância magnética, tomografia computadorizada, PET scan e biópsia.

Possíveis causas

As causas do sarcoma sinovial ainda não são totalmente conhecidas. No entanto, sabe-se que está relacionado com a translocação entre o gene SS18 no cromossomo 18 e um dos vários genes do sarcoma sinovial X (SSX) no cromossomo X.

Este tipo de tumor maligno não está relacionado com fatores ambientais ou hereditários.

Leia também: Neoplasia maligna: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/neoplasia-maligna

Como é feito o tratamento

O tratamento do sarcoma sinovial varia conforme o estadiamento da doença, incluindo:

1. Cirurgia

A cirurgia é a principal forma de tratamento para o sarcoma sinovial, onde o médico retira o tumor e uma parte do tecido ao redor, para evitar que células cancerígenas fiquem para trás.

Além disso, em casos muito raros, pode ser necessário também fazer uma cirurgia de amputação do membro.

2. Quimioterapia

A quimioterapia, com medicamentos como doxorrubicina e ifosfamida é geralmente recomendada para pessoas com tumores de alto risco, doença avançada ou metástase.

Além disso, sessões de quimioterapia também podem ser indicadas antes da cirurgia, para ajudar a diminuir o tamanho do tumor.

3. Radioterapia

Sessões de radioterapia geralmente são realizadas antes ou depois da cirurgia.

A radioterapia pode ser indicada pelo médico para ajudar no tratamento de tumores maiores que 5 cm, por exemplo.

4. Imunoterapia ou terapia alvo

A imunoterapia ou terapia alvo, é um tratamento que pode ser feito com transferência de células T, anticorpos monoclonais, vacinas e moduladores do sistema imunológico.

Este tratamento ajuda a estimular o sistema imune para combater o sarcoma com mais intensidade e fornecer as proteínas que tornam o sistema imune mais eficaz.

Leia também: Imunoterapia: o que é, quando é indicada e como funciona tuasaude.com/como-funciona-a-imunoterapia

Sarcoma sinovial tem cura?

O sarcoma sinovial é um tipo de sarcoma raro e agressivo, mas que pode ter cura principalmente quando o diagnóstico e o tratamento são feitos nos estágios iniciais.

Além disso, fatores como idade mais jovem, tumor menor e localizado nas extremidades do corpo e a realização de radioterapia antes da cirurgia, estão relacionados com melhor prognóstico desta doença.



source https://www.tuasaude.com/sarcoma-sinovial/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem