Glicosímetro é um aparelho para medir os níveis de glicose no sangue, sendo principalmente indicado para pessoas que possuem diabetes mellitus tipo 1 e 2, já que permite saber quais os níveis de açúcar ao logo do dia.
Os glicosímetros podem conter um medidor portátil e tiras de teste, como o Acchu-chek, G-Tech Vita ou On Call Plus II, ou um sensor para medição contínua da glicemia, como o FreeStyle Libre.
O uso do glicosímetro deve ser orientado pelo endocrinologista, que irá indicar a frequência das medições da glicemia, sendo importante para verificar a eficácia do tratamento e ajustar a dose dos remédios para diabetes, se necessário.

Para que serve
O glicosímetro serve para medir os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia, sendo útil para o endocrinologista para:
- Avaliar a eficácia do tratamento para diabetes;
- Determinar ajuste de doses da insulina ou dos antidiabéticos orais;
- Identificar quando a glicose está muito baixa (hipoglicemia) ou alta (hiperglicemia);
- Verificar o impacto da dieta e dos exercícios físicos nos níveis de glicose no sangue.
O glicosímetro pode ser utilizado várias vezes ao dia, podendo variar de acordo com a alimentação da pessoa e tipo de diabetes.
Leia também: 9 principais tipos de diabetes (e como confirmar) tuasaude.com/tipos-de-diabetesQuantas vezes usar o glicosímetro por dia?
Normalmente, pessoas pré-diabéticas e com diabetes do tipo 2 podem necessitar de medir a glicose 1 a 2 vezes por dia. Já pessoas com diabetes do tipo 2, que fazem uso de insulina, podem precisar ter medição da glicose até 7 vezes por dia.
Quando é indicado
O uso do glicosímetro é indicado para:
- Diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2;
- Diabetes gestacional;
- Pré-diabetes.
Apesar do uso do glicosímetro ser útil para o monitoramento da dessas condições, é importante também que a pessoa faça exames de sangue de rotina para que seja verificado se há alguma sinal indicativo de complicação. Veja quais são os exames indicados para diabetes.
Como funciona
O funcionamento do glicosímetro varia de acordo com o seu tipo, podendo ser necessário fazer um pequeno furo no dedo para medir os níveis de açúcar no sangue com a tira teste ou ser um sensor que faz as análises de forma automática, sem ser necessário coletar sangue.
No caso da tira teste, é possível medir a glicemia devido à uma reação química que ocorre na fita quando entra em contato com o sangue, levando à alteração da cor da fita, que é interpretada pelo equipamento.
Os glicosímetros são aparelhos de fácil utilização, devendo o seu uso ser feito de acordo com a recomendação do clínico geral ou endocrinologista.
Tipos de glicosímetro e como usar
A forma de usar o glicosímetro varia com seu tipo, sendo os principais:
1. Glicosímetro comum
O glicosímetro comum possui um aparelho medidor portátil e tiras de teste ou fita reagente para medir os níveis de glicose no sangue, várias vezes por dia.
Como usar
Para usar o glicosímetro comum, deve-se:
- Lavar bem as mãos com água e sabonete neutro;
- Ligar o aparelho do glicosímetro, que já deve ter o horário configurado anteriormente;
- Separar a tira teste e colocar a agulha estéril e nova na caneta ou usar uma lanceta estéril;
- Passar álcool 70% na ponta do dedo da mão;
- Posicionar a caneta com a agulha na ponta do dedo e acioná-la ou em um movimento rápido dar uma picada no dedo com a lanceta para fazer um pequeno furo e promover a saída de uma gota de sangue;
- Molhar a tira teste no sangue;
- Inserir a tira teste no aparelho para que possa ser feita a medição do nível de glicose naquele momento.
- Verificar o nível de glicose no sangue mostrado no aparelho;
- Limpar o dedo com um algodão apertando suavemente.
Ao final, deve-se descartar a agulha ou a lanceta utilizada em um recipiente rígido, que pode ser uma garrafa pet, para depois levar em um posto de saúde ou farmácia para descarte correto.
É importante manter um registro das medições dos níveis de glicose em um caderno para levar na consulta médica e ser avaliado pelo endocrinologista.
2. Monitor contínuo de glicose
O monitor contínuo de glicose (FreeStyle Libre 2 Plus Sistema Flash) é um tipo de glicosímetro em que o aparelho é colocado na parte de trás do braço, medindo continuamente a glicose no sangue.
Esse aparelho faz as medições dos níveis de glicose de forma automática, não sendo necessária a coleta de sangue, dando informações sobre a glicemia no momento, nas últimas 8 horas, além de também indicar a tendência da glicemia ao longo do dia.
Como usar
- Limpar bem com água e sabonete neutro e secar a pele da parte de trás do braço;
- Passar álcool 70% na pele da parte de trás do braço;
- Retirar a tampa da embalagem do sensor;
- Desenroscar a tampa do aplicador;
- Encaixar o aplicador na embalagem do sensor e alinhar as duas marcas escuras;
- Pressionar firme o aplicador na embalagem do sensor;
- Remover o aplicador, que já está com o sensor encaixado;
- Posicionar o aplicador na pele na parte de trás do braço;
- Pressionar o aplicador para que o sensor fique instalado no braço.
O sensor do glicosímetro de uso contínuo deve permanecer por até 15 dias na parte de trás do braço, enviando as medições da glicemia diretamente para o aplicativo no celular.
Esse glicosímetro consegue verificar a glicemia de forma contínua, apontando quando é preciso comer algo ou usar a insulina, evitando hipoglicemia e prevenindo o desenvolvimento de complicações relacionadas com a diabetes descompensada. Saiba quais são as complicações da diabetes.
O equipamento é discreto e é possível tomar banho, frequentar a piscina e entrar no mar porque é resistente a água e ao suor, e por isso não precisa ser retirado até que fique sem bateria, após 15 dias de uso contínuo.
source https://www.tuasaude.com/aparelho-para-medir-a-glicose/