Golimumabe é um remédio imunobiológico indicado para artrite reumatoide, psoriásica ou juvenil, espondilite anquilosante ou colite ulcerativa.
Esse remédio, da classe dos anticorpos monoclonais, inibe o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), que é uma proteína envolvida no processo inflamatório de doenças autoimunes.
Leia também: Anticorpos monoclonais: o que são, tipos e para que servem tuasaude.com/anticorpos-monoclonaisO golimumabe é encontrado com o nome comercial Simponi, para aplicação na veia ou sob a pele, e deve ser usado somente com indicação médica.

Para que serve
O golimumabe é indicado para:
- Artrite reumatoide moderada a grave;
- Artrite psoriática ativa;
- Espondilite anquilosante ativa;
- Artrite idiopática juvenil poliarticular;
- Espondiloartrite axial não radiográfica;
- Colite ulcerativa moderada a grave.
Esse remédio pode ajudar a reduzir os sintomas dessas doenças, podendo ser usado sozinho ou junto com outros remédios.
O golimumabe deve ser usado com indicação do reumatologista ou gastroenterologista, com doses individualizadas, de acordo com a condição a ser tratada.
Quanto tempo demora para o golimumabe fazer efeito?
O golimumabe pode levar de 2 a 12 semanas para fazer efeito, o que varia com a via de aplicação do remédio, condição a ser tratada e resposta da pessoa ao tratamento.
Leia também: Tratamento para artrite reumatoide: remédios, fisioterapia e outros tuasaude.com/tratamento-para-artriteComo usar
A forma de usar o golimumabe varia com sua apresentação, que inclui:
1. Golimumabe solução injetável
O golimumabe solução injetável de 50 mg/4 mL é usado na forma de injeção na veia, aplicada pelo enfermeiro no hospital ou em clínicas especializadas, sob supervisão médica.
A posologia normalmente recomendada é:
A aplicação do golimumabe dura cerca de 30 minutos, e o intervalo entre as aplicações deve ser orientado pelo médico.
No caso da artrite psoriásica ativa ou artrite idiopática juvenil poliarticular em crianças com mais de 2 anos, o uso do golimumabe pode ser usado sozinho ou em associação com o metotrexato.
2. Golimumabe caneta injetável
A caneta injetável de golimumabe 50 mg/0,5 mL ou 100 mg/1 mL é indicada somente para adultos para aplicação subcutânea, ou seja, sob a pele. Veja como aplicar injeção subcutânea corretamente.
A posologia recomendada para adultos com mais de 18 anos é:
As doses do golimumabe caneta injetável devem sempre ser orientadas pelo médico, de acordo com a condição a ser tratada. Veja como é feito o tratamento da colite ulcerativa.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do golimumabe são:
- Tontura;
- Náuseas ou diarreia;
- Cansaço excessivo ou dor de cabeça;
- Queda de cabelo ou febre.
- Vermelhidão, dor, coceira ou inchaço no local de aplicação.
Infecções respiratórias, como resfriado, gripe, sinusite ou bronquite, infecções urinárias ou pressão alta também podem ocorrer.
O golimumabe também pode causar reativação da herpes, tuberculose ou hepatite B, pneumonia grave, sepse, linfoma, leucemia, anemia, insuficiência cardíaca ou reações alérgicas graves.
Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxiaQuem não deve usar
O golimumabe é contraindicado para crianças com menos de 2 anos ou pessoas com infecções ativas ou insuficiência cardíaca grave.
Pessoas alérgicas ao golimumabe ou qualquer outro componente da injeção também não devem usar esse remédio.
O golimumabe deve ser evitado durante a gravidez ou amamentação, pois pode chegar até bebê pela placenta ou leite materno.
Nesses casos, seu uso deve ser feito somente com indicação médica após avaliação dos benefícios do tratamento para a mulher e possíveis riscos para o bebê.
source https://www.tuasaude.com/golimumabe/