Claritin: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Claritin é um antialérgico indicado para rinite alérgica, urticária ou alergias na pele, ajudando a aliviar os sintomas, como espirros, nariz escorrendo ou entupido, ou coceira no nariz, olhos ou pele.

Isso porque contém loratadina que impede a ação da histamina no corpo, aliviando os sintomas alérgicos. Além disso, também pode conter pseudoefedrina (Claritin D) que é um descongestionante nasal.

Leia também: Loratadina: para que serve e como tomar tuasaude.com/loratadina-claritin

O Claritin pode ser encontrado na forma de comprimidos ou xarope e deve ser usado somente com indicação do otorrinolaringologista, alergologista, clínico geral, pediatra ou dermatologista.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Claritin é indicado para:

  • Rinite alérgica sazonal, que ocorre principalmente na primavera;
  • Rinite alérgica perene, que pode surgir durante todo o ano;
  • Urticária crônica ou outras alergias crônicas na pele.

Além disso, o Claritin D também pode ser indicado para aliviar os sintomas do resfriado comum, devido sua ação descongestionante nasal.

O uso do Claritin deve ser feito somente com indicação do otorrinolaringologista, alergologista, clínico geral, pediatra ou dermatologista, com doses e tempo de tratamento de acordo com a condição a ser tratada.

Como funciona

O Claritin contém loratadina na sua composição que age impedindo a ação da histamina no corpo, responsável pelos sintomas alérgicos.

Desta forma, o Claritin ajuda a aliviar os sintomas da rinite alérgica, urticária ou alergias na pele. Saiba identificar os sintomas da rinite alérgica e urticária.

Já o Claritin D, contém loratadina e pseudoefedrina, que além de reduzir os sintomas da rinite alérgica e resfriado comum, também reduz o inchaço dos vasos sanguíneos nasais, aliviando a congestão nasal.

Leia também: 5 remédios para rinite alérgica tuasaude.com/remedios-para-rinite-alergica

Como tomar

O Claritin deve ser tomado por via oral, sendo que os comprimidos devem ser ingeridos com um copo de água, antes ou após uma refeição.

Já o Claritin D, também deve ser tomado por via oral, e a dose do xarope deve ser medida no copo dosador fornecido na embalagem.

Posologia do Claritin

A posologia do Claritin varia com sua composição e apresentação, que inclui:

1. Claritin 10 mg

O comprimido de Claritin 10 mg contém apenas loratadina na sua composição, indicado para rinite alérgica, urticária ou alergias na pele.

A posologia para adultos ou crianças com mais de 12 anos que pesem mais de 30 Kg é de 1 comprimido de Claritin 10 mg, 1 vez por dia.

A dose máxima diária é de 1 comprimido de Claritin 10 mg, em um período de 24 horas.

Leia também: Remédios para urticária: de farmácia e caseiros tuasaude.com/remedio-para-urticaria

2. Claritin D xarope

O xarope Claritin D contém loratadina 1 mg/mL e sulfato de pseudoefedrina 12 mg/mL, indicado para rinite alérgica ou resfriado comum.

A posologia do Claritin xarope varia com a idade, que inclui:

Idade Posologia (dose)
Crianças de 6 a 12 anos que pesem até 30 Kg 2,5 mL do xarope Claritin D, a cada 12 horas.
Adultos e crianças com mais de 6 anos que pesem mais de 30 Kg 5 mL do xarope Claritin D, a cada 12 horas.

As doses do Claritin D xarope devem sempre ser orientadas pelo médico, principalmente no caso de crianças.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Claritin D são dor de cabeça, boca seca, cansaço, nervosismo, náuseas, gastrite ou rash cutâneo. Saiba identificar os sintomas de rash cutâneo.

Em casos mais raros também pode ocorrer queda de cabelo, problemas de fígado, aumento do ritmo cardíaco, palpitações ou tontura.

Além disso também podem ocorrer reações alérgicas graves, anafilaxia ou choque anafilático. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto socorro.

Leia também: Primeiros socorros para choque anafilático tuasaude.com/primeiros-socorros-para-choque-anafilatico

Claritin dá sono?

O Claritin dá sono, sendo a sonolência um efeito colateral comum desse remédio.

Por isso, durante o tratamento, deve-se evitar atividades que requeiram atenção, como dirigir veículos ou operar máquinas, por exemplo.

Quem não deve usar

O Claritin e o Claritin D não devem ser usado nas seguintes situações:

  • Gravidez ou amamentação;
  • Crianças com menos de 6 anos (Claritin D);
  • Crianças com menos de 12 anos (Claritin);
  • Síndrome de má absorção de glicose-galactose;
  • Doença celíaca ou síndrome celíaca;
  • Alergia à loratadina, pseudoefedrina ou qualquer outro componente dos comprimidos ou xarope.

Por conter pseudoefedrina, o Claritin D também é contraindicado para pessoas com glaucoma, retenção urinária ou hipertireoidismo.

Pessoas com pressão alta grave ou doença grave nas artérias coronárias no coração, ou que estão em tratamento com inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida, fenelzina ou tranilcipromina, também não devem usar o Claritin D.



source https://www.tuasaude.com/claritin/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem