Coristina D é um remédio indicado para gripes, resfriados, rinites ou sinusites, pois ajuda a aliviar os sintomas de nariz escorrendo ou entupido, espirros, febre ou dor de cabeça, por exemplo.
Existem três tipos desse remédio, que contêm dexclorfeniramina, bronfeniramina, fenilefrina, ácido acetilsalicílico, paracetamol ou cafeína, encontrados com os nomes Coristina D, Coristina D Congest ou Coristina D Pro.
A Coristina D deve ser usada somente com indicação do otorrinolaringologista, clínico geral ou pediatra, que podem indicar o melhor tipo do remédio e dose, de acordo com a condição a ser tratada e idade.

Para que serve
A Coristina D serve para:
- Gripes e resfriados;
- Rinite;
- Sinusite.
A Coristina D ajuda a aliviar os sintomas dessas condições, como espirros constantes, nariz escorrendo ou entupido, febre, dor de cabeça ou dor no corpo.
Isso porque a Coristina D tem diferentes substâncias na sua composição com ação analgésica, antitérmica, antialérgica e descongestionante nasal.
Leia também: 11 formas naturais de aliviar a sinusite tuasaude.com/cura-da-sinusiteCoristina D é bom para gripe?
A Coristina D é indicada para gripe, ajudando a aliviar os sintomas. Veja os principais sintomas de gripe.
No entanto, esse remédio não tem ação antiviral e não combate o vírus da gripe.
Leia também: 6 remédios para tratar a gripe tuasaude.com/remedio-para-gripeComo tomar
A Coristina D deve ser tomada por via oral, sendo que os comprimidos devem ser ingeridos com um copo de água.
Já o xarope, para medir a dose correta, deve-se usar do copo dosador fornecido na embalagem.
Posologia da Coristina D
A posologia da Coristina D varia com sua composição e apresentação, que inclui:
1. Coristina D
O comprimido de Coristina D contém ácido acetilsalicílico 400 mg + maleato de dexclorfeniramina 1 mg + cloridrato de fenilefrina 10 mg + cafeína 30 mg.
A posologia recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 comprimido de Coristina D, até 4 vezes por dia, com intervalo mínimo de 4 horas entre as doses.
A dose máxima diária não deve ultrapassar 4 comprimidos em um período de 24 horas e o tempo de tratamento pode ser feito enquanto durarem os sintomas da gripe ou resfriado.
2. Coristina D Congest comprimido
A Coristina D Congest contém no seu comprimido maleato de bronfeniramina 12 mg + cloridrato de fenilefrina 15 mg, podendo ser usada por adultos para gripe, resfriado, rinite ou sinusite.
A posologia recomendada para adultos é de 1 comprimido de Coristina D Congest, 2 vezes por dia, tomado pela manhã e à noite.
Não se deve ultrapassar a dose de 2 comprimidos por dia, tomado em doses divididas.
Leia também: 5 remédios para rinite alérgica tuasaude.com/remedios-para-rinite-alergica3. Coristina D Congest xarope
O xarope de Coristina D Congest contém maleato de bronfeniramina 0,4 mg/mL + cloridrato de fenilefrina 1 mg/mL.
A posologia recomendada varia com a idade, que inclui:
A dose máxima diária é de 20 mL para crianças com mais de 2 anos e de 60 mL para adultos.
O tempo de tratamento deve ser orientado pelo médico, e no caso de crianças com mais de 2 anos o uso da Coristina D Congest xarope só deve ser feito com indicação do pediatra.
4. Coristina D Pro
O comprimido de Coristina D Pro contém paracetamol 400 mg + maleato de clorfeniramina 4 mg + cloridrato de fenilefrina 4 mg, indicado somente para adultos.
A dose recomendada para adultos dos 18 aos 60 anos é de 1 comprimido de Coristina D Pro, a cada 4 horas, até no máximo 5 comprimidos por dia.
O tempo de tratamento com a Coristina D Pro não deve ultrapassar 3 dias, ou conforme orientado pelo médico.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da Coristina D são náuseas, vômitos, dor de estômago, azia, dor de cabeça, tontura, vertigem ou palpitações cardíacas ou pressão alta.
Além disso, também podem surgir urticária, dor no olho, boca seca, aumento da sede ou diarreia.
A Coristina D pode causar reação alérgica grave ou anafilaxia. Nesses casos deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Coristina D dá sono?
A Coristina D, Coristina D Pro e a Coristina D Congest podem dar sono, sendo a sonolência um efeito colateral comum desse remédio.
Por isso, durante o tratamento, deve-se evitar atividades que requeiram atenção, como dirigir veículos ou operar máquinas, por exemplo.
Quem não deve usar
A Coristina D é contraindicada nas seguintes situações:
- Gravidez ou amamentação;
- Pressão alta grave;
- Problemas cardíacos, como arritmias ou alterações nas artérias coronárias;
- Insuficiência renal crônica ou insuficiência hepática grave;
- Glaucoma ou hipertireoidismo;
- Próstata aumentada;
- Tratamento com inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida, fenelzina ou tranilcipromina.
No caso da Coristina D que contém ácido acetilsalicílico, seu uso também é contraindicado nos casos de dengue, pessoas com histórico de asma, úlcera no estômago ou intestino, diabetes ou problemas de coagulação.
A Coristina D não deve ser usada por pessoas que tenham alergia a qualquer às substâncias ativas ou qualquer outro componente dos comprimidos ou xarope.
source https://www.tuasaude.com/coristina-d/