Coriza constante: o que pode ser (e o que fazer)

A coriza constante pode ser causada por gripes, resfriados, rinite alérgica, pólipos nasais ou uso excessivo de descongestionantes nasais, provocando a a sensação de nariz escorrendo ou gotejando.

Dependendo da sua causa, a coriza constante pode estar acompanhada de outros sintomas como espirros, coceira no nariz ou nos olhos, lacrimejamento excessivo, tosse ou febre baixa, por exemplo.

Embora, na maior parte das vezes, seja uma situação temporária, a coriza pode provocar muito desconforto e, por isso, se durar mais de 1 semana para desaparecer é muito importante consultar um otorrinolaringologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Confira um simples remédio caseiro para secar a coriza mais rapidamente.

Imagem ilustrativa número 1

As principais causas de coriza constante são:

1. Gripe e resfriado

A gripe e o resfriado podem causar coriza constante, sendo causados por infecções por vírus, como influenza ou Rinovírus, por exemplo, que podem entrar pelo nariz causando inflamação e irritação na mucosa nasal. 

Além da coriza, a gripe ou o resfriado também podem causar outros sintomas, como espirros, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e, até, febre baixa.

Este tipo de coriza pode demorar até 10 dias para desaparecer e não é motivo de preocupação, desaparecendo assim que o organismo é capaz de combater o vírus.

O que fazer: para recuperar mais rapidamente de uma gripe ou resfriado deve-se ficar de repouso, beber cerca de 2 litros de água por dia, fazer uma alimentação adequada e evitar alterações bruscas de temperatura. Confira outras dicas para tratar a gripe e o resfriado, assim como alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas.

2. Alergia respiratória

A alergia respiratória, ou rinite alérgica, é uma causa muito comum de coriza constante, sendo mais comum na primavera, pois é quando existe uma maior quantidade de alérgenos no ar, como pólen, poeira ou pelo de animais.

Nestes casos, geralmente, a coriza é acompanhada de outros sintomas como olhos lacrimejantes, espirros constantes e sensação de peso na região em volta do nariz.

O que fazer: deve-se evitar o contato com a substância que causou alergia. Porém, caso não seja possível identificar a causa, o otorrinolaringologista pode indicar o uso de anti-histamínicos e descongestionantes para aliviar a coriza e os outros sintomas da alergia. Veja os remédios mais usados e outros cuidados que deve ter.

3. Sinusite

A sinusite é a inflamação do revestimento dos seios paranasais e cavidades na face, por bactérias, vírus, fungos ou alergias, podendo causar coriza constante.

Além da coriza, podem ainda surgir outros sintomas típicos da sinusite como febre, dor de cabeça, sensação de peso no rosto e uma dor, junto dos olhos, que piora sempre que se deita ou inclina a cabeça para a frente.

O que fazer: é recomendado fazer a lavagem do nariz com soro fisiológico, fazer nebulizações 3 vezes por dia e tomar remédios para sinusite, de acordo com a recomendação do otorrinolaringologista. Assim, é possível diminuir a inflamação dos seios nasais e aliviar a coriza. Veja como é feito o tratamento da sinusite.

Leia também: 11 formas naturais de aliviar a sinusite tuasaude.com/cura-da-sinusite

4. Rinite

A rinite não alérgica é a inflamação do revestimento do nariz causado por poluição, fumaça, cheiros fortes ou alterações na temperatura, provocando sensação de coriza constante.

Embora os sintomas sejam muito semelhantes aos de uma alergia, incluindo espirros e olhos lacrimejantes, não são causados pelo sistema imune e, por isso, o tratamento deve ser diferente. 

Leia também: Rinite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/rinite

O que fazer: geralmente são utilizados descongestionantes nasais receitados pelo otorrinolaringologista ou por um alergologista, mas também podem ser recomendadas as lavagens nasais para retirar o excesso de muco. Confira como fazer a lavagem nasal em casa.

5. Pólipos nasais

A coriza constante pode surgir devido a presença de pólipos nasais, que são um crescimento anormal de tecido no revestimento do nariz ou seios nasais, e que quando são maiores ou estão agrupados, podem bloquear a passagem do ar no nariz.

Os pólipos nasais são mais frequentes em pessoas que têm problemas respiratórios que causam irritação constante da mucosa nasal, como sinusite, rinite alérgica ou asma, por exemplo.

O que fazer: o tratamento é feito pelo otorrinolaringologista, que pode indicar o uso de remédios, como corticoides nasais, para reduzir a inflamação ou irritação da mucosa nasal e aliviar os sintomas. Em alguns casos, o médico pode recomendar a cirurgia para remoção dos pólipos. Entenda como é feito o tratamento dos pólipos nasais.

Leia também: 7 remédios para coriza (de farmácia e caseiros) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-coriza

6. Desvio de septo

O desvio de septo é a alteração da posição do septo nasal, que é a cartilagem que separa as narinas, o que pode provocar alteração no fluxo de ar pelo nariz, deixando o nariz ressecado.

Isso provoca o aumento da produção de muco, como uma resposta ao ressecamento nasal, podendo resultar em coriza constante.

O desvio de septo pode estar presente desde o nascimento, mas também pode ser causado por pancadas no nariz ou inflamações locais, por exemplo.

O que fazer: deve-se consultar o otorrinolaringologista para que o desvio seja avaliado e, assim, seja orientado o melhor tratamento, que pode envolver a realização de cirurgia, chamada de septoplastia. Veja como é feito o tratamento para desvio de septo.

7. Gravidez

Durante a gravidez, é comum a mulher apresentar coriza constante, que é causada pelas alterações hormonais normais da gestação que levam ao inchaço da mucosa nasal e aumento da produção de muco.

Além disso, o aumento do volume de sangue no corpo durante a gestação também pode contribuir para o inchaço da mucosa nasal e desenvolvimento da coriza.

O que fazer: a coriza na gravidez é temporária, melhorando com o nascimento do bebê. No entanto, para aliviar o desconforto, pode-se fazer a lavagem nasal com soro fisiológico ou usar soluções salinas na forma de spray nasal, para aliviar a coriza.

Além disso, é importante manter o corpo hidratado bebendo pelo menos 8 copos de água por dia e usar umidificadores de ar.

Leia também: Nariz entupido na gravidez: principais causas e o que fazer tuasaude.com/nariz-entupido-na-gravidez

8. Uso excessivo de descongestionantes 

A coriza constante pode surgir devido ao uso excessivo de descongestionantes nasais na forma de soluções ou spray nasal, como a nafazolina ou a pseudoefedrina, por exemplo.

Isso porque esses remédios provocam um estreitamento dos vasos sanguíneos na mucosa nasal e ressecamento do nariz, que passa a produzir mais muco como forma de proteção.

Dessa forma, o uso excessivo ou prolongado de descongestionantes nasais pode piorar a coriza, sendo essa reação conhecida como efeito rebote.

O que fazer: o uso de descongestionantes nasais deve ser feito somente com orientação do otorrinolaringologista e pelo menor tempo possível, geralmente de 3 a 7 dias, para evitar o nariz ressecado. 

9. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago em direção à boca, podendo afetar também a mucosa nasal, causando irritação e inchaço na mucosa do nariz, congestão nasal e coriza constante.

O que fazer: o tratamento é feito pelo gastroenterologista com o uso de antiácidos, protetores gástricos ou aceleradores do esvaziamento gástrico, para evitar o retorno do ácido do estômago para a boca, aliviando os sintomas. Confira os principais remédios para o refluxo gastroesofágico.



source https://www.tuasaude.com/coriza-constante/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem