O principal sintoma do prolapso retal é a sensação de peso no ânus e a visualização de um tecido vermelho escuro e úmido projetando-se para fora do ânus. Também podem ocorrer dor abdominal, dificuldade para evacuar, sensação de evacuação incompleta e ardência anal.
O prolapso retal é mais frequente após os 60 anos, devido ao enfraquecimento muscular da região, mas também pode ocorrer em crianças por imaturidade dos músculos ou esforço ao evacuar.
O tratamento do prolapso retal inclui manobras para reposicionar o reto, aumento do consumo de fibras e água, e, em casos recorrentes, pode ser indicada cirurgia. Veja o que fazer em caso de prolapso retal.

11 sintomas de prolapso retal
Os principais sintomas de prolapso retal são:
- Sensação de pressão e peso no reto;
- Visualização de um tecido vermelho escuro, úmido e em forma de tubo fora do ânus;
- Sensação de presença de uma massa na região anal;
- Dificuldade para defecar;
- Sensação de evacuação incompleta;
- Cólicas abdominais;
- Alterações nos hábitos intestinais;
- Diarreia;
- Presença de muco ou sangue nas fezes;
- Sangramento no ânus;
- Desconforto e sensação de ardência no ânus.
O prolapso retal é mais frequente em mulheres a partir dos 60 anos, devido ao músculo anal estar fraco e em pessoas com histórico prolongado de prisão de ventre devido a um esforço intenso na hora de evacuar.
No entanto, também pode acontecer em crianças até aos 3 anos de idade devido aos músculos e ligamentos do reto ainda estarem em desenvolvimento. Veja mais sobre o prolapso retal.
[REDE_DOR_ENCONTRE_O_MEDICO_SINTOMAS]
O que fazer
No caso de suspeita de prolapso retal, deve-se consultar o coloproctologista ou gastroenterologista, para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.
Geralmente, o médico analisa os sintomas e faz um exame clínico, podendo também solicitar exames como radiografia com contraste, colonoscopia e retossigmoidoscopia.
Quando o diagnóstico é confirmado, o médico pode indicar o tratamento que, normalmente, envolve a compressão de uma nádega contra a noutra, a inserção manual do reto para dentro do ânus, aumento da ingestão de alimentos ricos em fibras e ingestão de cerca de 2 litros de água por dia.
A cirurgia também pode ser recomendada nos casos em que o prolapso retal é frequente.
source https://www.tuasaude.com/sintomas-do-prolapso-retal/