O Dupixent é um medicamento indicado para o tratamento de condições como dermatite atópica, asma grave, esofagite eosinofílica e prurigo nodular.
O princípio ativo do Dupixent é o dupilumabe, um anticorpo que inibe a sinalização das proteínas interleucina-4 e interleucina-13, diminuindo a inflamação e os sintomas das doenças.
Leia também: Inflamação: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/inflamacaoO Dupixent é comercializado na forma de canetas ou seringas preenchidas, com doses de 200 e 300 mg. Este remédio é vendido em farmácias e drogarias, com a apresentação de receita médica.

Para que serve o Dupixent
O Dupixent é um remédio indicado para tratar condições como:
- Dermatite atópica moderada a grave, não controlada com tratamento tópico ou quando este não é indicado;
- Complementar o tratamento da asma grave, com inflamação tipo 2 não controlada;
- Rinossinusite crônica com pólipo nasal, com outros medicamentos, quando a doença não é controlada com os remédios atuais;
- Prurigo nodular, com ou sem corticoides tópicos, quando a doença não é controlada com tratamentos tópicos ou quando estes não são indicados;
- Esofagite eosinofílica, em pessoas a partir de 1 ano com peso corporal igual ou maior que 15 Kg;
- Urticária crônica espontânea, em pessoas a partir de 12 anos, cuja doença não é controlada com anti-histamínicos H1;
- DPOC não controlada em adultos, associada à inflamação do tipo 2, junto com antimuscarínico de longa ação; β2-agonista de longa ação; e corticoides inalatórios (exceto se não forem indicados).
O princípio ativo do Dupixent é o dupilumabe, um anticorpo monoclonal humano que inibe a sinalização da interleucina-4 e interleucina-13, proteínas que, quando muito elevadas, causam inflamação e sintomas como irritação e coceira da pele.
Assim, o Dupixent ajuda a diminuir a inflamação e os sintomas das doenças.
Leia também: Anticorpos monoclonais: o que são, tipos e para que servem tuasaude.com/anticorpos-monoclonaisComo usar
O Dupixent deve ser administrando via subcutânea, ou seja sob a pele, na coxa ou abdômen (exceto nos 5 cm ao redor do umbigo).
Se outra pessoa aplicar a injeção, pode-se também administrar na parte superior do braço.
O passo a passo para aplicar o Dupixent é:
- Remover a seringa da embalagem segurando-a pelo meio do corpo;
- Certificar de que o líquido seja uma solução clara a levemente perolada, incolor a amarelada;
- Manter a seringa em uma superfície plana e deixar atingir naturalmente a temperatura ambiente por pelo menos 45 minutos;
- Lavar as mãos e limpar o local da injeção com algodão embebido em álcool, deixando a pele secar;
- Segurar o meio do corpo da seringa, com a agulha apontada em direção contrária a pessoa e retirar a tampa da agulha;
- Deve-se injetar o medicamento imediatamente após remover a tampa da agulha;
- Apertar a pele, formando uma dobra no local da injeção e introduzir a agulha completamente na dobra da pele a um ângulo de cerca de 45º;
- Soltar a dobra de pele, empurrar o corpo do embolo para baixo lentamente até esvaziar a seringa;
- Levantar o dedão para que a agulha seja retraída para o sistema de segurança e, em seguida, remover a seringa do local da injeção;
- Pressionar levemente no local com um pedaço de algodão ou gaze, se houver sangue;
- Descartar a seringa e a tampa da agulha em um recipiente apropriado para coleta de materiais perfurocortantes.
Em casos de dose inicial de 400 ou 600 mg, deve-se administrar as duas injeções de 300 mg em diferentes partes do corpo. Recomenda-se também que o local da aplicação seja rotativo para cada injeção.
O Dupixent não deve ser aplicado em áreas sensíveis, machucadas ou com hematomas ou cicatrizes.
Essa injeção deve ser usada somente após um enfermeiro ou outro profissional de saúde mostrar como é o preparo e a aplicação. Em crianças, é recomendado que a aplicação seja feita sempre por um cuidador.
O Dupixent deve ser armazenado sob refrigeração, entre 2ºC e 8ºC, protegido da luz, sem congelar ou expor ao calor.
O que fazer em caso de esquecimento
As recomendações para os casos de esquecimento são:
- Em casos de esquecimento de uma dose semanal, deve-se administrar a dose o mais rápido possível, iniciando um novo esquema baseado nessa data;
- Se uma dose a cada duas semanas for esquecida, deve-se aplicar a injeção dentro de 7 dias a partir da dose esquecida e, em seguida, retomar o esquema original;
- Se a dose esquecida não for administrada em 7 dias, deve-se esperar até a próxima dose do esquema original;
- Se uma dose a cada 3 semanas ou a cada 4 semanas for esquecida, é recomendado aplicar a injeção dentro de 7 dias a partir da dose esquecida e, em seguida, retomar o esquema original.
Já se a dose esquecida não for administrada em 7 dias, deve-se administrar a dose, iniciando um novo esquema com base nesta data.
Posologia do Dupixent
A posologia do Dupixent, que varia conforme a condição a ser tratada, inclui:
1. Dermatite atópica
Em casos de dermatite atópica, a recomendação para adultos do Dupixent é de uma dose inicial de 600 mg (duas injeções de 300 mg), seguida de 300 mg, uma vez a cada 14 dias.
Já no caso das crianças, a dosagem varia conforme a idade e o peso corporal, como a seguir:
O Dupixent pode ser usado associado ou não a tratamentos tópicos, conforme a recomendação do médico.
2. Asma
A dose inicial para asma grave em crianças acima de 12 anos e adultos que estejam usando corticosteroides orais ou com dermatite atópica moderada a grave ou rinossinusite crônica grave com pólipo nasal, é de: 600 mg (duas injeções de 300 mg), seguida de 300 mg a cada duas semanas.
Para todas as outras pessoas, é recomendada a dose inicial de 400 mg (duas injeções de 200 mg), seguida de uma dose de 200 mg a cada 14 dias.
Para crianças de 6 a 11 anos, as doses variam conforme o peso corporal. Assim, é indicada a dose de 300 mg, a cada 4 semanas, para crianças com peso de 15 até menos de 30 kg, e 200 mg, a cada 2 semanas, para crianças acima de 30 kg.
3. Rinossinusite crônica com pólipo nasal
A dose recomendada de Dupixent para adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade é uma dose inicial de 300 mg seguida de 300 mg administrado a cada duas semanas.
4. Prurigo nodular
A dose recomendada de Dupixent para adultos com prurigo nodular é de uma dose inicial de 600 mg (duas injeções de 300 mg), seguida de 300 mg administrados a cada 14 dias.
5. Esofagite Eosinofílica
A dosagem Dupixentindicada para adultos e crianças a partir de 1 ano, varia conforme o peso corporal.
Assim, pessoas com 15 até menos de 30 kg, devem usar 200 mg a cada 2 semanas. Pessoas com 30 até menos de 40 kg, devem administrar 300 mg a cada 2 semanas.
Já a dosagem indicada para pessoas com 40 Kg ou mais é de 300 mg a cada semana.
6. Urticária crônica espontânea
Em adultos, a dose recomendada de Dupixent é uma dose inicial de 600 mg (duas injeções de 300 mg), seguida por 300 mg administrados a cada duas semanas.
Para crianças de 12 a 17 anos, a dosagem varia conforme o peso. Assim, crianças com 30 Kg a menos de 60 kg, devem administrar 400 mg (2 injeções de 200 mg) iniciais, seguidas de 200 mg a cada 2 semanas.
Já crianças com 60 kg ou mais, devem aplicar uma dose inicial de 600 mg (2 injeções de 300 mg), seguidas de 300 mg a cada 2 semanas.
7. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
A dose recomendada de Dupixent para adultos com doença pulmonar obstrutiva crônica é de uma dose de 300 mg a cada duas semanas.
Leia também: Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpocPossíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais com o uso do Dupixent são dermatite, vermelhidão, inchaço, coceira e/ou ardência, e dor no local da injeção, além de conjuntivite, ceratite, dor nas articulações, herpes oral e aumento dos glóbulos brancos.
O Dupixent também pode causar efeitos colaterais graves, como reações alérgicas e reação anafilática, angioedema e reações de doença do soro. Nestes casos, deve-se parar de usar este medicamento, procurar um atendimento médico imediatamento e falar com o médico.
Leia também: 8 sintomas de reação alérgica e o que fazer tuasaude.com/sintomas-da-reacao-alegicaQuem não pode usar
O Dupixent não deve ser usado por pessoas com alergia ao dupilumabe ou a qualquer outro componente do medicamento.
Este remédio não deve ser usado para o tratamento de crises de asma ou de DPOC.
Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando só podem usar este medicamento sob a indicação e orientação do médico.
Pessoas que estejam usando ou usaram recentemente outros medicamentos, ou que foram recentemente vacinadas ou serão, devem sempre conversar com o médico antes de usar o Dupixent.
source https://www.tuasaude.com/dupixent/